terça-feira, 22 de setembro de 2009

LUPA - O ATOR CONSCIENTE

LUPA - O ATOR CONSCIENTE




Método de preparação de atores para teatro, cinema e Tv.

O corpo que nós temos é resultado de tudo que vivemos. Nosso corpo é nossa expressão no mundo, é nossa representação nesta dimensão, na dimensão da matéria. É através do corpo que existimos e nos comunicamos.



No caso de contradição entre a comunicação verbal e a comunicação não-verbal aquela que retemos é a comunicação não-verbal, ou seja a corporal. Então a equação é simples, ou você manda no seu corpo, ou ele manda em você. Ou você é consciente do significado que você está emitindo ou você corre o risco de ser mal entendido ou mal interpretado.



Lupa - O ator consciente é um método para se tornar consciente das suas possibilidades corporais, do corpo que você tem e do tipo de energia que ele armazena. Um trabalho de auto-conhecimento para atores e também para pessoas que queiram se perceber melhor.



O PROCESSO



Através de ferramentas que nos ajudam a mapear a nossa energia vamos entendendo melhor como vibramos e que resultado isto tem nas nossas posturas e atitudes corporais.

Os workshops existem para que através do nosso instrumento de trabalho (o corpo) possamos mergulhar em estados e entrar em contato com as nossas diferentes formas de energia.

Temos tudo dentro de nós, a vida que vivemos até agora amplia certas energias, e nos faz viver de determinada maneira. O contato com este método amplia nosso leque de possibilidades e nos faz ter contato com novas versões de nós mesmos.


Não adianta interpretar um personagem, é preciso vivê-lo e para isto há de se conhecer bem a si mesmo a ponto de poder escolher o que deseja ampliar para se emprestar a este personagem.

Referências:

"Descompromisso , Desconstrução, Despudoradamente Arte" - Monografia defendida na Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro por Patricia Carvalho-Oliveira
na qual a autora analisa os caminhos da arte atual, o papel da crítica, e o processo criativo.
Nota 10 com menção para publicação.

A arte secreta do Ator - Dicionário de Energia Teatral - Eugênio Barba e Nicola Savarese

O Pricípio da totalidade - uma análise do processo da energia vital - Stephano Sabetti

Teatro Físico e Mímica - Desmond Jones School of Mime and Physical Teather





Porque o método se chama lupa...

O método se chama lupa porque através dele podemos como um lupa ampliar todas as nossas possibilidades e enxergar coisas que a olho nu não poderíamos. A intimidade que ganhamos com a nossa energia, com o nosso corpo, e também com o personagem que iremos fazer.


Lupa é também como funciona a câmera no cinema e na tv. Tanto o teatro como a Tv e o cinema usam da mesma matéria prima que é a emoção do ator. Mas os resultados são diferentes. No caso da Tv e do cinema a câmera também funciona como uma lupa que amplia tudo o que sentimos. Com um super close um simples pensamento que nos passa pela cabeça pode ser captado, não temos que nos preocupar em demonstrar mas apenas em sentir. O trabalho de olho é fundamental bem como o domínio do corpo e da energia dependendo do plano em que se esteja. Neste momento todo trabalho da mímica corporal dramática se torna um grande aliado para o ator.

Obviamente todo controle técnico, todo processo de se tornar consciente das suas possibilidades depois se torna orgânico, para que em cena a única coisa que o ator precise fazer é sentir.

MAYSA - QUANDO FALA O CORAÇÃO

Este trabalho foi muito importante. Durante 8 meses mergulhamos de cabeça!

http://tvglobo.maysa.globo.com/diariodeproducao/tag/patricia-carvalho-oliveira/

"VIVER A VIDA" - novela de Manoel Carlos.

Na novela viver a vida 5 atores passaram pelo método. Taís Araújo - Helena, Aline Morais - Luciana, Aparecida Petrowiki - Sandrinha, Marcelo Mello JR. - Benê e Mateus Solano com os Gêmeos :Jorge e Miguel.  

Confira a entrevista de Mateus Solano:

http://mdmulher.abril.com.br/tv-novelas-famosos/reportagens/acontece/mateus-solano-novo-queridinho-brasil-504262.shtml#


Preparação Aline Moraes:
http://www.agora.uol.com.br/show/ult10111u637421.shtml





Depoimento de quem passou pelo método:

"Ela é como o fogo queima, arde e aquece, com as sua milhares energias domina os espaços até aqueles mais vagos. Patricia Carvalho-Oliveira é uma mulher enérgetico! Que com seus métodos conquista o mais intimo do ator, ou melhor do ser humano.Tive a opoutunidade de conhecer seu trabalho "uma relação muito sóbria do que nos sobra" é a mistura de tudo com o tempero carvalho, realmente genial!

Roberta Almeida




Se você quer fazer parte do método é só mandar um email para

performance8@gmail.com

e ficar sabendo do próximo curso.

Em breve mais detalhes sobre o processo e as ferramentas utilizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário